Para refletir:
A história do compadre rico e Compadre pobre
Numa fazenda do interior, havia dois homens compadres. Um compadre rico e outro compadre pobre. O compadre pobre tinha muitos filhos e a cada filho que nascia ele dava para o compadre rico ser o padrinho.
Certo dia o compadre rico se compadeceu do compadre pobre, porque viu que ele juntamente com sua esposa e filhos estavam passando fome.
Então juntamente com sua esposa, decidiu fazer um queijo bem grande e rechea-lo com dinheiro para presentear ao compadre pobre, porque ele era muito orgulhoso, e dinheiro pessoalmente ele não iria receber. E assim ele fez, em um queijo bem grande, recheou com dinheiro, fechou o queijo e mandou o seu criado entregar o presente na casa do compadre pobre, esperando que assim que ele cortasse o queijo, iria ver todo aquele dinheiro e então não passaria mais fome.
Quando o compadre pobre recebeu o queijo ficou muito contente, pois ele e os filhos iriam ter algo para comer naquele dia, mas antes de cortar o queijo ele combinou com sua mulher, de dar o queijo para um homem de um sitio vizinho para quem sabe, conseguir um alimento que durasse mais tempo que o queijo.
E assim ele fez, levou o queijo que ganhou de seu compadre rico e o deu para o homem de um sitio vizinho. Ao receber o queijo, que tinha um aroma delicioso, o homem não resistiu, foi até a cozinha e cortou o queijo, quando viu que estava recheado de dinheiro ficou super feliz, mandou matar um boi e retribuiu o presente com uma banda do boi para o compadre pobre.
O compadre pobre voltou para casa, todo feliz com o bom negocio, pensava ele, que tinha feito, trocado um queijo grande por metade de um boi. Teria comida por dias.
Todos os dias, ao se levantar, o compadre rico ia ver se havia fumaça saindo da chaminé da casa de seu compadre pobre, ele entrava em casa feliz, dizia a mulher que seu compadre pobre não passava mais fome, havia fumaça em sua chaminé, estavam se alimentando com o dinheiro que estava no queijo que ele deu.
Na manhã que completava quinze dias, ele saiu, como todas as manhãs, mas para sua tristeza não havia mais fumaça na casa do seu compadre. Então o rico compadre disse para sua mulher que o seu compadre pobre estava tão faminto que já tinha gastado todo o dinheiro do queijo, então ele decidiu dar a ele um queijo maior que o anterior.
O compadre rico fez um queijo maior ainda, cheio de dinheiro e mandou pelo criado para o compadre pobre.
Com um mês, o compadre rico olhou a casa do seu compadre e viu que não tinha mais fumaça; então conversando com sua mulher disse:
-Como o compadre estava morrendo de fome; decidi mudar de estratégia.
Mandou então o criado chamar o compadre pobre para ter uma conversa com ele.
Quando o compadre pobre chegou em sua casa, o compadre rico disse a ele:
- Eu não quero ser mais rico e você mais pobre; pegue estes dois sacos encha de dinheiro e leve para sua casa, vou viajar e você pode ficar a vontade, pode pegar tudo o que você puder levar nos sacos.
Assim o compadre pobre fez, encheu um saco de dinheiro e voltou para casa. Deixou o saco e voltou para pegar o segundo saco, encheu de dinheiro, e retornou para casa, ao atravessar o degrau da sua casa, caiu e morreu.
Morreu com a sua mão direita fechada, ai chamaram todos os vizinhos para abrir a mão do compadre, mas ninguém conseguiu abrir. Chamaram o padre, chamaram o pastor e nada, nem eles conseguiram abrir a mão dele. A única pessoa que faltava tentar abrir a mão dele era o compadre rico.
No dia do enterro o compadre rico chegou de viajem, quando soube do ocorrido. O compadre surpreso com a noticia veio até o velório ai a mulher do compadre pobre contou que todos tentaram abrir a mão direita dele, mas ninguém conseguiu, faltava apenas o compadre rico tentar.
Ele chegou até o caixão e disse ao falecido:
- Compadre porque você fez isso? Porque você morreu?
Ele pegou em sua mão e ela se abriu.
Na mão do falecido estava escrito:
“ Eu fiz ele pobre; fizeste ele rico. Agora eu dei a morte, daí a vida?”
Moral da história: Você é que vai descobrir, quando descobrir mande a resposta para nós, quem acertar ganha um brinde da Associação e a moral será publicada no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO POR TER ENTRADO EM CONTATO CONOSCO, SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, AGUARDE EM BREVE NOVAS POSTAGENS.